Skip to content

Blog

Os Melhores Podcasts 2020 de Fintech e Bancos que nos Inspiram

February 19, 2020 | Cheryl Cross

Muitos aeroportos estão operando apenas parcialmente, várias atividades foram canceladas e os planos continuam sendo adiados. Mas, apesar de estarmos presos em nossas casas tentando conciliar a vida profissional com a vida em casa, ainda podemos contar com várias maneiras de nos mantermos atualizados e informados sobre os desenvolvimentos em Fintech e bancos.

Como? Com podcasts. Voce é fanático dos podcasts? Se não, agora é o momento perfeito para tentar ouvir um ou mais! Renove seu entusiasmo para aprender mais desfrutando os melhores podcasts do setor financeiro. Esses áudios o levarão a se conectar com líderes globais inspiradores, onde você descobrirá como as empresas mais relevantes do mercado trabalham para criar as melhores experiências com seus clientes.

Organizamos uma lista exclusiva de podcasts atualizados de Fintech e Bancos com influenciadores e líderes proeminentes (organizada por idioma) para que você possa acessar e se inspirar em projetos futuros, o caminho para a digitalização, inclusão financeira e muito mais.

Espanhol

Microfinanças, impulsionadoras da inclusão financeira na América Latina

A inclusão financeira é um fator chave para reduzir a pobreza, a desigualdade e impulsionar o crescimento econômico de um país. Na América Latina, de acordo com os dados da CEPAL, em média, apenas 45,8% das pessoas com mais de 15 anos têm acesso ao sistema financeiro. Giovanni di Plácido, Chefe de Análise e Estudos da BBVA Microfinance Foundation, analisa o importante papel das microfinanças na promoção da inclusão financeira e, especificamente, o trabalho que a Fundação está fazendo na América Latina para erradicar a pobreza e promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável.

Inclusão financeira – convidado especial Ignacio Carballo

Esta edição explora um problema social de importância global, como a exclusão financeira. Ignacio Carballo, Diretor de “Fintech & Digital Banking” da UCA, Economista, Professor e Pesquisador analisa a relevância que as Fintechs têm e poderiam assumir na busca por quebrar as barreiras de acesso ao financiamento.

Inglês

Marcus by Goldman Sachs: Banco digital desenvolvido para o consumidor

Muitas empresas Fintech estão lutando para ganhar escala, financiamento e reconhecimento de marca em um ecossistema bancário cada vez mais saturado. Aproveitando o poder da tecnologia digital e mais de um século de experiência em marca, a Goldman Sachs apresentou sua plataforma de banco de consumo, Marcus, em 2016. Por meio de aquisições, parcerias e crescimento orgânico significativo, Marcus se tornou uma plataforma multiproduto, com bilhões em depósitos, saldos de cartões e empréstimos do consumidor e milhões de clientes, tudo sem o modelo tradicional de banco / agência. Dustin Cohn, chefe de marca e marketing da Goldman Sachs e da marca Marcus, fala sobre a construção de uma nova marca de banco digital dentro de uma empresa financeira legada e a missão de criar uma experiência única para o cliente.

Klarna: O valor das ideias com Laurel Wolfe

Este podcast explora como parte do mercado global das fintechs se adapta às mudanças nos hábitos do consumidor. Laurel Wolfe, VP de Marketing, fala sobre sua vida antes de Klarna e seu fascínio pelo espaço de pagamentos. Laurel revela como a equipe de marketing Klarna trabalha, sua filosofia, desafios no mercado e algumas das campanhas mais proeminentes. Ela também fala sobre a atualização da marca (do azul para o rosa) e como as ideias são vendidas e desenvolvidas internamente na Klarna.

Inovação em pagamentos digitais – É o fim do dinheiro?

Jennifer Duncan – VP de Inovação Governamental Global da Mastercard, Chirag Patel – Chefe Global de Pagamentos do Santander e Shiliashki – CEO de Pagamentos da PayU sentam-se juntos para discutir inovação em pagamentos digitais, a mudança global longe do dinheiro. A atual pandemia apenas acelerou a mudança global do dinheiro para soluções de pagamento digital. Este episódio analisa alguns desafios globais: O que a mudança em direção a uma sociedade sem dinheiro significa para a inclusão financeira? Quais são os dados possíveis e as implicações da privacidade? E quais são os riscos quando a big tech entra nos mercados de pagamentos e finanças pessoais?

Analisando a aquisição da SoFi-Galileo com Anthony Noto (CEO da SoFi) e Clay Wilkes (CEO da Galileo)

Neste podcast exclusivo da Wharton Fintech, Antony Noto (CEO da SoFi) e Clay Wilkes (CEO da Galileo) discutem sua transação mais recente: a aquisição da Galileo pela SoFi. Eles falam sobre os desafios de executar essa transação durante a pandemia, fazendo com que a SoFi olhe para o Galileo como uma alternativa estratégica vital, expansão global e os novos produtos que construirão. Anthony e Clay também discutem a missão de desenvolver a inclusão financeira para milhões de consumidores desfavorecidos.

CEO da Mastercard: a pandemia está impulsionando a adoção da tecnologia digital

Neste episódio, Ajay Banga, CEO da Mastercard, discute como a pandemia global impactou os negócios da MasterCard, como será a recuperação econômica e quando chegará. Banga acredita que a crise provavelmente acelerará a adoção de tecnologias digitais e, embora isso possa ser um grande equalizador, também pode aprofundar as divisões. Banga é apaixonado pela inclusão financeira – sob sua liderança, a Mastercard lançou aproximadamente 1.500 produtos projetados para promover a inclusão financeira. Esses projetos atingiram cerca de 500 milhões de pessoas em 80 países diferentes.

Petr Baron, CEO da TBI Bank – O modelo de banco “phygital” e a transformação digital.

O líder da TBI Bank, analisa a transformação da TBI Bank, seu modelo “phygital” e como ele imagina a mudança bancária na atual crise do Coronavírus.

Construindo uma cultura centrada no cliente com David Vélez, fundador e CEO da Nubank

O CEO da Nubank fala sobre sua experiência de vida, sua determinação em construir uma cultura empresarial centrada no cliente que também cuide dos funcionários. David argumenta que a crise atual não cria necessariamente novas tendências, mas acelera várias tendências e comportamentos que já estavam ocorrendo. Da digitalização a políticas de trabalho remoto mais flexíveis, essas tendências estão apenas se acelerando. Mais importante, porém, David está convencido de que a pandemia está forçando as empresas a repensar seus valores e adotar uma visão muito mais ampla do capitalismo, por meio de um modelo que exige que as empresas demonstrem integridade e cuidado com seus clientes, seu pessoal, suas comunidades e o meio ambiente. Como demonstram suas ações recentes, Nubank certamente está adotando essa filosofia.

Portugués

“Bate-Papo” com Thiago Dias, um dos especialistas latino-americanos em Fintech

Neste episódio, Thiago Dias fala sobre Inclusão Financeira, PIX, Super Apps e Fintechs na América Latina.

A blockchain no mercado bancário brasileiro

Renato Lopes, gerente de Arquitetura de Negócios do Itaú-Unibanco fala sobre sua trajetória que o levou a se tornar um dos maiores benchmarks de blockchain do Brasil.